imagem top

2017

ANUÁRIO DO HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA
REPOSITÓRIO MÉDICO CIENTÍFICO

logo chlclogo HDElogo anuario

Editorial

Neste editorial três aspetos merecem destaque: o término da Ginecologia e Obstetrícia no Anuário, a reestruturação da página na internet e o 140º aniversário do Hospital Dona Estefânia.

  • O Anuário do Hospital Dona Estefânia celebra 24 anos ininterruptos de edição, pela primeira vez sem um segmento importante do seu ADN: a Ginecologia e Obstetrícia. Quando o Anuário nasceu, em 1993, o Hospital Dona Estefânia era um hospital materno-infantil. Em meados de fevereiro de 2016, a Maternidade do Hospital Dona Estefânia foi definitivamente encerrada e a sua equipa de ginecologia e obstetrícia integrada na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, mantendo-se no mesmo Centro Hospitalar. A estrutura organizacional do Anuário do Hospital Dona Estefânia, embora muito própria, sempre se pautou pelo organograma institucional vigente. Doravante, integrarão apenas as Áreas de Pediatria Médica, Cirurgia Pediátrica, Pedopsiquiatria, e Especialidades Transversais. Se é certo que o Hospital Dona Estefânia continuará sem a Ginecologia e Obstetrícia, o Anuário será depositário da sua memória científica, guardando 23 anos (1993 a 2015) de atividade muito rica, colecionada em resumos de comunicações e publicações, assim como Prémios de Mérito Científico e Menções Honrosas atribuídos ao longo dos anos.

  • A partir de 2017, a página do Anuário na internet (http://anuariohde.com/index.php) passa formalmente a separar claramente os seus três componentes:

    1. Edição Anuário do Hospital Dona Estefânia: Repositório Médico Científico (ISBN: 972-96348-5-8), o repositório de resumos de comunicações e publicações, com motor de busca por nome, área/ especialidade, etc.;

    2. Reunião do Anuário do Hospital Dona Estefânia, com o programa e o histórico de programas anteriores, prémios e menções honrosas;

    3. Cursos Satélite, com os respetivos programas e coordenadores científicos e o histórico dos cursos anteriores.

  • Em 2017 celebram-se os 140 anos do Hospital Dona Estefânia, com um programa de eventos comemorativos que se desenrola ao longo de todo o ano. Como organismo do Hospital Dona Estefânia, o Anuário associa-se a essa celebração.

24 de maio de 2017

Luis Pereira-da-Silva,
Ana Cristina Ferreira