imagem top

2023

ANUÁRIO DO HOSPITAL
DONA ESTEFÂNIA

CHULC LOGOlogo HDElogo anuario

COMO CITAR RESUMO DO ANUÁRIO DO HOSPITAL DONA ESTEFÂNIA

Em cada ano civil o Anuário do Hospital Dona Estefânia: Repositório Médico Científicopublica os resumos de publicações e comunicações do corpo clínico do Hospital relativos ao ano transato.

No caso de resumos de comunicações não publicados, os autores do Hospital Dona Estefânia dispõem do Anuário do Hospital Dona Estefânia: Repositório Médico Científico como sede própria para acolher tais resumos, que de outro modo ficariam “órfãos” e perder-se-iam com o passar dos anos. Muito desse material, não obstante nunca ter sido publicado, tem elevado valor científico. De notar que estes resumos foram alvo de dois escrutínios/ arbitragem por pares (peer review): a avaliação das comissões científicas das reuniões onde as comunicações/ posters foram apresentados e a revisão pelo coordenador da unidade e/ou pelo diretor de área em que o autor está afiliado.

Estando o Anuário inscrito no sistema internacional de identificação de livros - International Standard Book Number (ISBN), a publicação tem valor bibliográfico reconhecido, particularmente se no currículo do autor forem valorizados os resumos publicados em edições científicas.

Sendo esta uma edição anual (yearbook), os resumos devem ser citados como publicados em livro ou em proceeding, exemplo:

Silva TM, Gonçalves L, Faustino P, Batalha S, Kjöllerström P, Maia R. Anemia ferropénica refratária: dos erros alimentares aos genes. In: Anuário do Hospital Dona Estefânia: Repositório Médico Científico, ed. Lisboa: Núcleo de Estudos Pediátricos do Hospital Dona Estefânia, 2015; vol. 23 (ISBN: 972-96348-5-8).

Nota 1: o volume (23) diz respeito ao ano de edição, não havendo paginação.

Nota 2: O ISBN corresponderá ao tipo de edição: online, desde 2013 (ISBN: 972-96348-5-8); em CD-ROM, 2012-2016 (ISBN: 972-96348-4-X); ou impressa, 1993-2005 (ISBN: 972-96348-3-1).

No caso de resumos de publicações, os direitos de autoria (copyright) foram transferidos para as respetivas revistas.

Configurando-se o Anuário (Yearbook) como um repositório de resumos, estes podem e devem ser incluídos nesta publicação, inclusive os de artigos sem livre acesso, pois nestes casos a única secção de livre acesso é o Resumo/Abstract. No entanto, por o resumo já estar publicado, a sua inclusão no Anuário não acrescenta valor curricular e a citação deve remeter exclusivamente para a publicação original na revista e não para a sua inclusão no Anuário. O interesse de o Anuário também colecionar os resumos publicados é o de contribuir, como repositório, para a memória científica da Instituição.